Chás com a Capuchinho Vermelho

Encontros entre amigas saboreando um chá e tecendo conversas que alimentam a sororidade

Chá con-versa, As plantas e as Mulheres
☆☽Misturemos as ervas que curam a alma e que sanam o corpo☾☆

Durante milhões de anos as Mulheres Sabias tem usado ervas – recolhido, comido, cuidado, amado as ervas - e ensinado as suas filhas a sabedoria das ervas.

Na Europa, há 500 anos, os homens torturaram e queimaram as mulheres Sabias que curavam com ervas… elas eram mulheres que celebravam os costumes cíclicas. Foram chamadas de bruxas, queimaram milhões e romperam o fluir de transmissão de mãe a filha. E os filhos do continente americano mataram as mulheres medicina e as curandeiras, as Mulheres Sabias do Novo Mundo. Depois negaram a existência das Mulheres Sabias na historia.

E as que ficamos achamos que tínhamos perdido a conexão umas com as outras e com a terra, sentíamo-nos órfãs sem a sabedoria das nossas mães e parecia que tínhamos esquecido o nosso poder. Mas as Mulheres Sabias vivem nos nossos sonhos, nas nossas visões, nas nossas mais profundas memorias. Podemos ouvir os seus sussurros.

Fui ao bosque sentei-me e fechei os olhos até que os sussurros se tornaram vozes firmes e sabias. Que me falavam dos ciclos e das estações, dos giros dos planetas e da pulsão da vida. Ensinaram-me a recolher as ervas no tempo certo e a usa-las para nutrir e curar mas o mais especial foi (re)descobrir que as mulheres somos como as ervas, somos inteiras e únicas… E quando compreendemos isso nos sentimos conectadas com a terra, enraizadas. Aceitamo-nos a nós mesmas e a nossa natureza ‘cambiante’, aceitamos os nossos estados de humor e o nosso sangue sagrado.

Convido-vos a partilhar um chá comigo e a ouvir juntas a canção da vida e a partilhar os segredos das ervas. Tudo o que precisamos para a nossa saúde e bem-estar cresce debaixo dos nossos pés. Preparar alimentos, confeccionar medicinas. Conhecer as ervas enche-nos de criatividade.

Acompanhadas pelas fadas e abençoadas pelas devas.

Alguns temas para conversar
Como usar as plantas.
Ervas e as Mulheres –Algumas plantas para a saúde e bem-estar da mulher.

Para saberes por onde anda a minha capa vermelha, clica AQUI para ver a agenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário