Diário Vernelho

Porto, 6 de Fevereiro de 2013


De pequena fui…

Quando me ponho a recordar a historia da Capuchinho rapidamente começo a saborear a Canja de Galinha (a única sopa que eu comia feliz da vida!!!!) da minha mãe. Passei parte da minha infância com ela em casa, brincávamos, pintávamos, construíamos casas de plasticina mas sem dúvida o melhor de tudo era quando a minha mãe transformava a hora de comer a sopa, principalmente quando não era canja, num momento mágico. O jantar era sempre o mesmo só variava o prato principal porque de primeiro sempre, sempre havia sopa. E ainda bem, porque hoje adoro uma aromática e quente sopa (e já não gosto só de canja!!!).

Entre colher e colher a magia acontecia… o pano de cozinha ganhava vida e contava historias e entre as muitas historias que o pano de cozinha escondia havia uma que eu gostava especialmente a de uma menina que tinha uma capa vermelha e que curiosamente lhe aconteciam as mesmas coisas do que a mim, adorava a menina da capa vermelha do pano de cozinha da minha mãe, já não acha tanta a graça a do livro… por isso só o lemos uma ou duas vezes preferia folheá-lo e ver as ilustrações do lobo vestido de fraque e usando cartola e bengala. Sempre achei graça as cartolas e as bengalas.  

E quando acabava a sopa a minha mãe diziam-me:

“- Há tantas Capuchinhos como lobos e colorín colorado esta sopa se há acabado.” **

       



Fotos do meu primeiro livro da Capuchinho, 1982


dia 21: fase pré-menstrual


** Hay gente que tiene dos lenguas maternas, los llamados bilingües. Yo soy una de esas personas, por isso este blog é escrito alternadamente em Português y Español. Puede parece que más que bilingüe sou bipolar, talvez tenham alguma razão!! Quizás sea ‘bipolar’ pois tenho dois amores e não sei qual gosto mais! Camões o Don Miguel de Cervantes. Mas o certo é que esta ‘bipolaridadlingüística es culpa de los cuentos que me contava el paño de cocina de mi madre.Cuanto lo echo de menos!!!!



ATENÇÃO
Gostou das expressões e frases contidas nesta publicação, se for usar, cite a fonte, Obrigada



Sem comentários:

Enviar um comentário